Nesta quarta-feira, 28, o Ibovespa, principal índice da B3, opera em queda de 0,55%, alcançando os 136.072 pontos.
Incertezas sobre a Selic e foco no mercado de trabalho marcam a abertura dos mercados. Mesmo após o IPCA-15, conhecido como “prévia da inflação”, vir em linha com o esperado e mostrar uma desaceleração em agosto, o mercado segue apostando em uma alta da Selic. As atenções se voltam para o discurso de Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, em evento do Santander, que já está ocorrendo desde as 10h, e deve trazer novas pistas sobre o rumo da política monetária. Além disso, os números do mercado de trabalho, medidos pelo Caged, que serão divulgados mais tarde, às 14h30, devem indicar o aquecimento da economia.
No exterior, os investidores aguardam os resultados da Nvidia (NVDC34), que podem influenciar o desempenho das ações de tecnologia.
No mercado de commodities, os preços do petróleo operam em baixa, ampliando as perdas da sessão anterior. Essa queda é pressionada por preocupações com a oferta, especialmente na Líbia e Oriente Médio, e pela demanda global enfraquecida. O minério de ferro também encerrou em baixa, com os investidores adotando uma postura cautelosa diante da incerteza sobre a recuperação da demanda chinesa por aço, que deve ser melhor avaliada nos próximos dias.
Por volta das 10h40, as listas das maiores altas e baixas eram dominadas por:
Altas
- Embraer (EMBR3): +2,56%
- LWSA (LWSA3): +1,68%
- Vivara (VIVA3): +0,89%
Baixas
- CVC (CVCB3): -2,87%
- CSN (CSNA3): -2,60%
- Usiminas (USIM5): -2,48%
EUA
Os principais índices de Nova York abriram o dia em queda:
- Dow Jones: -0,09%
- Nasdaq: -0,22%
- S&P 500: -0,08%
Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap