Nesta terça-feira, 10, o Ibovespa, principal índice da B3, opera em queda de 0,21%, alcançando os 134.490 pontos.
O mercado inicia esta terça-feira (10) com a atenção voltada para a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de agosto, que foi publicado às 9h pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O IPCA, principal indicador da inflação no Brasil, apresentou uma deflação de 0,02% em agosto, após uma alta de 0,38% em julho.
No cenário internacional, o mercado acompanha de perto o relatório mensal da OPEP, que trará dados sobre a produção de petróleo e poderá influenciar os preços da commodity. No momento, os contratos futuros do petróleo estão operando em alta, refletindo uma recuperação após recentes quedas.
Além disso, os preços futuros do minério de ferro caíram nesta terça-feira (10), revertendo os ganhos iniciais. A queda foi impulsionada por uma demanda mais fraca na China e preocupações com o crescimento global. O contrato de janeiro do minério de ferro, mais negociado na Bolsa de Mercadorias de Dalian (DCE), encerrou o dia com recuo de 0,07%, sendo negociado a 675 iuanes (94,79 dólares) por tonelada.
No final do dia, o foco se voltará para o debate entre os candidatos à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump e Kamala Harris, o que pode impactar as expectativas para a política americana e, consequentemente, influenciar os mercados financeiros.
Por volta das 10h35, as listas das maiores altas e baixas eram dominadas por:.
Altas
- Klabin (KLBN11): +3,37%
- Azul (AZUL4): +3,19%
- Yduqs (YDUQ3): +1,87%
Baixas
- Braskem (BRKM5): -2,10%
- Assaí (ASAI3): -1,62%
- Cogna (COGN3): -1,46%
EUA
Os principais índices de Nova York abriram o dia sem direção única:
- Dow Jones: -0,2%
- Nasdaq: +0,54%
- S&P 500: +0,31%
Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap