Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Ibovespa opera em alta com Relatório Trimestral de Inflação no Brasil e PIB nos EUA

Foto: Shutterstock/Sittipong Phokawattana

Nesta quinta-feira, 27, o Ibovespa, principal índice da B3, opera em alta de 0,77%, alcançando os 123.588 pontos.

Nesta quinta-feira (27), ocorrem importantes divulgações econômicas tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Nos Estados Unidos, o destaque é a divulgação do PIB do primeiro trimestre, no mesmo dia em que ocorre o primeiro debate entre o presidente Joe Biden, candidato à reeleição, e o ex-presidente Donald Trump, candidato republicano.

O Bureau of Economic Analysis (BEA) informou que o PIB real aumentou a uma taxa anual de 1,4% no primeiro trimestre de 2024, comparado aos 3,4% do trimestre anterior. Esse crescimento foi impulsionado por maiores gastos dos consumidores, investimentos em habitação, investimentos empresariais e gastos governamentais locais e estaduais, parcialmente compensados por uma queda no investimento em estoques.

No Brasil, o Banco Central divulgou às 8h o Relatório Trimestral de Inflação (RTI), apresentando projeções para o IPCA, o crescimento do PIB e o balanço de pagamentos. Às 11h, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, dará uma entrevista para comentar os dados.

Além disso, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou que o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou uma variação de 0,81% em junho, desacelerando em relação aos 0,89% de maio. No ano, o índice acumula alta de 1,10% e, nos últimos 12 meses, de 2,45%. Em junho de 2023, o índice tinha registrado taxa de -1,93% no mês e acumulava queda de 6,86% em 12 meses anteriores.

No mercado externo, os preços do petróleo aumentaram devido aos temores de que a guerra em Gaza possa se expandir e afetar a oferta no Oriente Médio. Na China, os preços do minério de ferro também subiram, impulsionados pelos esforços do governo para estimular o mercado imobiliário do país.

Destaque para a Suzano (SUZB3), que está entre as maiores altas do dia de 12,46%, a R$ 57,07 por ação. Esse movimento positivo ocorre após a Suzano decidir desistir da aquisição da International Paper, uma decisão influenciada pela recente compra da britânica DS Smith pela empresa americana.

Por volta das 10h46, as listas das maiores altas e baixas eram dominadas por:

Altas

  • Suzano (SUZB3): +11,59%
  • Equatorial (EQTL3): +4,12%
  • Klabin (KLBN11): +3,22%

Baixas

  • Cemig (CMIG4): -1,45%
  • São Martinho (SMTO3): -1,08%
  • Telefônica (VIVT3): -0,39%

EUA

Os principais índices de Nova York abriram o dia da seguinte forma:

  • Dow Jones: -0,12%
  • Nasdaq:+0,06%
  • S&P 500: +0,04%

 

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.