Ibovespa opera em alta com mercado de olho no IPCA e tarifas dos EUA

Shutterstock/Golden Dayz

Nesta terça-feira (11), o Ibovespa opera em alta de 0,14%, aos 125.752 pontos, com investidores monitorando a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro. O indicador registrou alta de 0,16% no mês, abaixo dos 0,52% de dezembro, marcando o menor avanço para janeiro desde a criação do Plano Real, em 1994. No acumulado de 12 meses, o IPCA avançou 4,83%.

Além da inflação brasileira, os mercados repercutem o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a imposição de tarifas de 25% sobre importações de aço e alumínio sem exceções ou isenções. A decisão já havia sido precificada, e a reação nesta terça-feira é moderada, mas permanece a preocupação com uma possível escalada de tensões comerciais globais.

No mercado de commodities, o petróleo sobe diante da redução da produção russa, que ajudou a aliviar receios sobre excesso de oferta. Já o minério de ferro encerrou em baixa na China.

 

Por volta das 10h16, as listas das maiores altas e baixas eram dominadas por:

Altas

• TIM (TIMS3): +3,73%

• Automob (AMOB3): +3,45%

• Hapvida (HAPV3): +2,14%


Baixas

• Vivara (VIVA3): -3,30%

• CSN (CSNA3): -2,98%

• CSN Mineração (CMIN3): -2,59%

 

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap. 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.