Ibovespa opera em alta com foco no Banco Central

Foto: Shutterstock/Bigc Studio

Nesta sexta-feira, 21, o Ibovespa, principal índice da B3, opera em alta de 0,71%, alcançando os 121.303 pontos.

A semana se encerra com uma agenda vazia nesta sexta-feira (21). No Brasil, um dos assuntos que circula entre os investidores e preocupa é a repercussão das críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à condução da política monetária no Brasil e ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Embora não haja planos imediatos para substituir o presidente do Banco Central, as declarações de Lula ampliaram o desconforto dos agentes de mercado, que especulam sobre possíveis mudanças futuras na liderança da instituição. No exterior, a atenção do mercado está voltada para as prévias de junho dos índices de gerentes de compras (PMIs) dos Estados Unidos.

As prévias dos PMIs dos EUA de junho, divulgadas pela S&P Global, mostram que o PMI Industrial subiu de 51,3 em maio para 51,7 em junho, superando a expectativa de 51,0. Esse aumento sinaliza uma melhoria nas condições comerciais do setor de produção de bens pelo segundo mês consecutivo e pela quinta vez nos últimos seis meses. O PMI de Serviços subiu de 54,8 em maio para 55,01 em junho, também superando a expectativa de 53,4. O PMI Composto subiu ligeiramente de 54,5 em maio para 54,6 em junho, seu valor mais alto desde abril de 2022, e veio acima da expectativa de 53,5. A produção aumentou continuamente por 17 meses consecutivos, com uma melhoria significativa no ritmo de expansão em maio e junho.

Outro ponto de destaque foi a aprovação pelo governo paulista do modelo de oferta de privatização da Sabesp. Em reunião do Conselho do Programa de Parcerias em Investimentos (CDPED), foram definidos o preço mínimo da ação na oferta e o volume mínimo que os candidatos a sócio de referência terão que atingir no processo de coleta de intenção de investimento. No entanto, esses valores não serão divulgados antes da liquidação da oferta, mantendo o mercado em expectativa quanto aos próximos passos da privatização.

Por volta das 10h56, as listas das maiores altas e baixas eram dominadas por:

Altas

  • Cogna (COGN3): +3,70%
  • Localiza (RENT3): +3,61%
  • Sabesp (SBSP3): +3,64%

Baixas

  • Braskem (BRKM5): -1,95%
  • CSN Mineração (CSNA3): -0,92%
  • Carrefour (CRFB3): -0,90%

EUA

Os principais índices de Nova York abriram o dia da seguinte forma:

  • Dow Jones: +0,73%
  • Nasdaq: +0,66%
  • S&P 500: +0,12%

 

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.

Compartilhe:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.