O Ibovespa, principal índice da B3, encerrou esta quinta-feira, 16 de janeiro, em queda de 1,16%, aos 121.234 pontos. O desempenho negativo foi puxado principalmente pelo recuo das ações ligadas ao petróleo, além de uma sessão marcada por volatilidade no mercado doméstico e global.
Os papéis da Petrobras fecharam em queda, refletindo a desvalorização da commodity no mercado internacional. PETR3 recuou 0,07%, enquanto PETR4 caiu 0,64%. Já as ações da Vale (VALE3) registraram alta de 0,13%, em meio à notícia de que a Cosan (CSAN3) venderá sua participação na mineradora.
Entre as maiores altas do dia, os destaques foram as ações da Azul (AZUL4), que avançaram 3,63% após a assinatura de um Memorando de Entendimentos Não Vinculante (MoU) com a Gol (GOLL4). O acordo prevê uma avaliação para a combinação de negócios entre as duas companhias aéreas, o que também resultou em alta expressiva de 4,29% para os papéis da Gol, negociados fora do Ibovespa.
Na manhã desta quinta-feira, o Banco Central divulgou o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) referente a novembro, que apresentou alta de 0,10% na comparação mensal, indicando um avanço moderado na economia brasileira.
Na comparação anual, o indicador, considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), subiu 4,1%. O acumulado dos últimos 12 meses mostrou crescimento de 3,6%, reforçando o cenário de recuperação econômica, embora em ritmo mais contido.
As listas das maiores altas e baixas da carteira do Ibovespa ficaram assim:
Altas
• Azul (AZUL4): +3,63%
• Embraer (EMBR3): +3,57%
• Bradespar (BRAP4): +1,37%
• Cosan (CSAN3): +0,58%
• Banco do Brasil (BBAS3): +0,44%
Baixas
• São Martinho (SMTO3): -8,07%
• BRF (BRFS3): -6,96%
• LWSA (LWSA3): -6,87%
• Magalu (MGLU3): -6,75%
• Marfrig (MRFG3): -6,35%
EUA
Os principais índices de Nova York encerraram o dia em queda:
• Dow Jones: -0,16%
• Nasdaq: -0,89%
• S&P 500: -0,21%
Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.