Ibovespa fecha em alta com foco nas ações do Carrefour (CRFB3)

Foto: Shutterstock/Alf Ribeiro

O Ibovespa, principal índice da B3, fechou esta terça-feira (11) com alta de 0,76%, aos 126.522 pontos.

Mais cedo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de janeiro foi de 0,16%, 0,36 ponto percentual abaixo da taxa de dezembro, que foi de 0,52%. Esse é o menor IPCA para um mês de janeiro desde a implantação do Plano Real, em 1994. O índice acumula uma alta de 4,83% nos últimos 12 meses, em linha com as expectativas dos analistas.

Os investidores também repercutiram as declarações de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, que afirmou que o livre comércio ainda faz sentido, mas ressaltou que não cabe ao Fed comentar sobre tarifas ou políticas comerciais, apenas reagir aos seus impactos econômicos. A fala ocorre enquanto o governo Trump impõe impostos de importação, aumentando a incerteza na luta do Fed contra uma inflação que segue acima da meta de 2%.

O destaque do dia no índice Ibovespa foi a alta das ações do Carrefour Brasil (CRFB3), que dispararam e fecharam em alta de 10,08%, cotadas a R$ 7,10. O movimento ocorreu após a confirmação de que o controlador enviou uma proposta ao conselho para fechar capital da companhia. A empresa anunciou que o grupo francês pretende transformá-la em uma subsidiária integral, o que levaria à saída do Carrefour Brasil do Novo Mercado e à perda do registro de companhia aberta na CVM. 

Em segundo lugar, as ações da Hapvida (HAPV3) fecharam em alta de 7,27%, após o relatório do Itaú BBA, divulgado na segunda-feira (10), que destacou que os papéis da empresa estão negociados a múltiplos descontados. O Itaú BBA também ressaltou a estratégia da Hapvida para reduzir litígios, com um nível mais baixo de reclamações e uma estabilização após um período desafiador.

Destaque também para as ações da TIM (TIMS3), que subiram após a divulgação de um lucro bilionário no 4T24 e projeções de pagamento de até R$ 4,1 bilhões aos acionistas em 2025. A empresa também anunciou um acordo com o C6 Bank para encerrar a parceria entre as duas companhias e extinguir quatro processos arbitrais em andamento. O mercado reagiu positivamente a essas notícias, e as ações fecharam em alta de 6,95%.

As listas das maiores altas e baixas da carteira do Ibovespa ficaram assim:

Altas

• Carrefour (CRFB3): +10,08%

• Hapvida (HAPV3): +7,27%

• TIM (TIMS3): +6,95%

• Pão de Açúcar (PCAR3): +6,67%

• Vamos (VAMO3): +6,31%


Baixas

• Automob (AMOB3): -3,45%

• Azul (AZUL4): -3,01%

• CSN (CSNA3): -2,21%

• Vivara (VIVA3): -2,17%

• WEG (WEGE3): -2,03%


EUA

Os principais índices de Nova York encerraram o dia em alta:

• Dow Jones: +0,28%

• Nasdaq: -0,36%

• S&P 500: +0,03%

 

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap. 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.