Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Ibovespa fecha em alta, com ajuda de Wall Street

Foto: Shutterstock / Alf Ribeiro

Nesta terça-feira, 28, o Ibovespa – principal índice da B3 – fechou em alta de 0,64% aos 126.538 pontos. Em novembro, índice acumula alta de 11,84%, até este fechamento.

O mercado brasileiro repercutiu, pela manhã, dados do IPCA-15 de novembro, com alta de 0,33% em relação a outubro. O dado mensal publicado pelo IBGE, veio acima da expectativa de mercado, que projetava 0,30% e foi impactado pelo grupo de “alimentação e bebidas” que, sozinho, subiu 0,82% e pesou no índice total. No ano, o IPCA-15 acumula alta de 4,30% e, em 12 meses, de 4,84%. Durante a tarde, dados de emprego, o Caged mostrou que, entre admissões e desligamentos, o Brasil gerou saldo positivo de 190,4 mil novas vagas de trabalho em outubro, acima da expectativa de mercado, que apontava para 125 mil novas vagas.

Na Europa, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, declarou que a luta contra a inflação ainda não terminou e portanto, o ciclo de aperto monetário também não. Os mercados europeus fecharam em baixa, à medida que o sentimento de desânimo observado ontem, persistiu na região. O Stoxx 600 fechou em queda de 0,30%, com a maioria dos setores no vermelho, demonstrando que a força que impulsionou o melhor mês do índice desde janeiro estagnou. 

Nos EUA, foi divulgado o Índice de Confiança do Consumidor, que avançou pela primeira vez após 3 meses de declínio. O dado de novembro aumentou para 102,0 (1985=100), em comparação aos 99,1 de outubro (dado revisado), superando as projeções de mercado, que apontavam para 100,9. A pesquisa também revelou que os consumidores continuam preocupados principalmente com o aumento geral dos preços, seguido por questões de guerra/conflitos e taxas de juros mais altas.

Durante o dia, o diretor do Fed, Christopher Waller, declarou estar confiante de que o patamar atual da política monetária está bem posicionado para conduzir a inflação à meta. Os investidores de Wall Street reagiram positivamente, com a expectativa de que o ciclo de aperto monetário tenha chegado ao fim, e foram às compras. A alta nas bolsas americanas impulsionaram a bolsa brasileira. 

As listas das maiores altas e baixas da carteira do Ibovespa ficaram assim:

Altas

  • Marfrig (MRFG3): +6,77%
  • Mrv (MRVE3): +5,41%
  • Lojas Renner (LREN3): +3,90%

Baixas

  • Eneva (ENEV3): -3,06%
  • Magalu (MGLU3): -2,55%
  • Grupo Soma (SOMA3): -2,29%

EUA

Os principais índices de Nova York fecharam em alta:

  • Dow Jones: +0,24%
  • Nasdaq: +0,29%
  • S&P 500: +0,10%

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.