Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Ibovespa fecha aos 130.842 pontos e bate recorde histórico

Foto: Shutterstock / Matt Benoit

Nesta quinta-feira, 14, o Ibovespa – principal índice da B3 – encerrou em alta de 1,06% aos 130.842 pontos, estabelecendo o novo recorde histórico para a série. O índice acumula alta de 19,23% em 2023, até o fechamento de hoje. 

 

A Bolsa Paulista renovou o otimismo da superquarta, que teve gatilho com a decisão do Federal Reserve (Fed) pela manutenção das taxas de juros americanas entre 5,25% e 5,50% ao ano. O dado veio em linha com o esperado, mas a surpresa veio no comunicado emitido pelo Fomc, prevendo ao menos 3 cortes nas taxas ao longo de 2024 e uma nova projeção de inflação de 2,4% (dado anterior era 2,6%). 

 

Pela manhã, o IBGE divulgou que o volume de vendas no varejo caiu 0,3% em outubro (com ajuste sazonal), em comparação ao mês anterior. O dado veio bem abaixo do esperado pelo mercado, que projetava alta de 0,2%. Nas séries sem ajuste sazonal, em comparação com outubro de 2022, houve alta de 0,2%, e o acumulado em 12 meses, alta de 1,5%. Os resultados fortalecem a visão dos investidores de que o Banco Central brasileiro tem mais elementos para seguir promovendo alívio monetário.

 

Em Brasília, foi aprovada pela comissão mista do Congresso, a medida provisória MP 1185/23, que regulamenta a isenção tributária para créditos fiscais vindos de subvenção para investimentos, incluindo modificações no mecanismo de Juros sobre Capital Próprio (JCP). O texto final teve modificações em relação ao inicialmente proposto pelo Ministério da Fazenda. Ainda assim, a aprovação que, na prática,  eleva a arrecadação tributária sobre as empresas, foi considerada uma vitória do Planalto na perseguição ao equilíbrio fiscal. 

 

Nos EUA, na semana encerrada em 09 de dezembro, houve 202 mil Novos Pedidos de Seguro Desemprego, de acordo com o relatório divulgado pelo U.S. Department of Labor, às 10h30 (de Brasília). O resultado veio abaixo do esperado pelo mercado, que previa 220mil novos pedidos do benefício. Os analistas avaliam que, nesse momento, os indicadores positivos em relação ao emprego, favorecem a tese de “soft landing” onde o Fed consegue se aproximar da meta de inflação, sem mais elevar os juros e sem conduzir a economia à recessão.

 

As listas das maiores altas e baixas da carteira do Ibovespa ficaram assim:

Altas

  • Dexco (DXCO3): +4,79%
  • Petrorio (PRIO3): +4,56%
  • Lojas Renner (LREN3): +4,30

Baixas

  • Casas Bahia (BHIA3): -5,66%
  • Grupo Natura (NTCO3): -5,22%
  • Petz (PETZ3) -4,98%

EUA

Os principais índices de Nova York encerraram o dia em alta:

  • Dow Jones: +0,43%
  • Nasdaq: +0,19%
  • S&P 500: +0,26%

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.