O Ibovespa encerrou esta quarta-feira, 15 de janeiro, com uma expressiva alta de 2,81%, aos 122.650 pontos, impulsionado pelo otimismo global após a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) nos Estados Unidos. O avanço foi quase unânime, com apenas duas empresas registrando queda.
O dado de inflação americana divulgado pela manhã mostrou alta de 0,4% em dezembro, na base anual, o indicador avançou 2,9%. A desaceleração da inflação anual fortaleceu a perspectiva de cortes futuros nos juros norte-americanos, favorecendo o apetite por risco nos mercados globais.
O dólar refletiu o otimismo e fechou em queda de 0,48%, cotado a R$/US$ 6,0377.
Entre as principais empresas do índice, a Vale (VALE3) avançou 1,45%, acompanhando a valorização do minério de ferro na China, enquanto Petrobras também se destacou, com PETR3 subindo 1,31% e PETR4 ganhando 1,28%, acompanhando a alta do petróleo no exterior.
A Hapvida (HAPV3) foi a maior alta do dia, disparando 10,46%. O movimento foi impulsionado pelo alívio na curva de juros brasileira, com o cenário externo apontando para uma política monetária menos restritiva nos Estados Unidos.
Já entre os destaques negativos, Marfrig (MRFG3) caiu 1,76% e Klabin (KLBN11) recuou 0,51%, sendo as únicas ações a registrar perdas no pregão.
As listas das maiores altas e baixas da carteira do Ibovespa ficaram assim:
Altas
• Hapvida (HAPV3): +10,46%
• Vamos (VAMO3): +9,44%
• Yduqs (YDUQ3): +8,37%
• IRB (IRBR3): +8,34%
• CVC (CVCB3): +7,88%
Baixas
• Marfrig (MRFG3): -1,76%
• Klabin (KLBN11): -0,51%
EUA
Os principais índices de Nova York encerraram o dia em alta:
• Dow Jones: +1,65%
• Nasdaq: +2,45%
• S&P 500: +1,83%
Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.