A Gol (GOLL4) publicou a prévia dos resultados do quarto trimestre de 2022 na noite de terça-feira (3). Entre os destaques, foi reportado um aumento de 33,7% em relação a igual período do ano anterior, para R$ 2,3.
Além disso, a margem Ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) deve ficar em 20% para o quarto trimestre, uma queda de 16 pontos percentuais frente igual período de 2021.
Por outro lado, a receita com passageiros (PRASK) deve ser 20% superior.
Já o RASK, que é a receita operacional por assento-quilômetro oferecido, deve apresentar alta de 23% na comparação anual.
O que achamos?
A retomada nos voos fez com que a Gol aumentasse a capacidade de assentos oferecidos por quilômetro (ASK) em 30,8%, para 11,3 milhões de quilômetros. Isto levou a maiores receitas no quarto trimestre.
Como efeito colateral, a taxa de ocupação das aeronaves foi menor, devido à demanda não acompanhar a oferta. Isto pode reduzir a diluição dos custos fixos para a empresa e, consequentemente, prejudicar a rentabilidade.
Além disso, os custos dos combustíveis impactaram negativamente as operações da Gol. O combustível representa cerca de um quarto dos custos totais da companhia aérea.
Portanto, o resultado mais fraco no quarto trimestre é explicado pelo desequilíbrio da oferta e demanda somado ao alto custo dos combustíveis.
Isto pode indicar que o reajuste nos preços das passagens foi incompatível com a elevação nos custos, reduzindo a rentabilidade.
Mas temos boas notícias para 2023. A primeira é que a Petrobras informou na terça-feira (3) que irá reduzir os preços do querosene de aviação (QAV) em 11,6%, o que pode aliviar a pressão dos custos para as aéreas.
A segunda é que Gol publicou na manhã desta quarta-feira (4) projeções positivas para este ano. Em 2023, a empresa acredita que voltará a ter lucro, de R$ 0,30 por ação, além de prever aumento da margem Ebitda para 24%.
Outro ponto em destaque é a redução da dívida líquida sobre Ebitda para 6 vezes, frente a 10 vezes reportada no quatro trimestre de 2022. Isto eleva a capacidade da Gol em honrar dívidas e torna a empresa menos arriscada.
Como as ações devem reagir?
Os investidores devem ficar receosos com a rentabilidade que foi fortemente pressionada no período. No entanto, a baixa nos preços dos combustíveis e projeções para 2023 podem inspirar otimismo e acalmar os “nervos”.
Portanto, as ações da Gol podem abrir em leve alta no pregão desta quarta-feira (4), após queda de 3,63% no pregão um dia anterior. Os papéis da empresa acumulam baixa de 59,42% nos últimos 12 meses.