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Gol (GOLL4) fica mais pessimista com 2022, mas está otimista com 2023; confira reação dos papéis

Gol publica prévia com fracos resultados para o quarto trimestre, porém projeta reversão de prejuízo e melhores margens em 2023

Foto: Shutterstock/Miguel Lagoa

A Gol (GOLL4) publicou a prévia dos resultados do quarto trimestre de 2022 na noite de terça-feira (3). Entre os destaques, foi reportado um aumento de 33,7% em relação a igual período do ano anterior, para R$ 2,3.

Além disso, a margem Ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) deve ficar em 20% para o quarto trimestre, uma queda de 16 pontos percentuais frente igual período de 2021.

Por outro lado, a receita com passageiros (PRASK) deve ser 20% superior.

Já o RASK, que é a receita operacional por assento-quilômetro oferecido, deve apresentar alta de 23% na comparação anual.

O que achamos?

A retomada nos voos fez com que a Gol aumentasse a capacidade de assentos oferecidos por quilômetro (ASK) em 30,8%, para 11,3 milhões de quilômetros. Isto levou a maiores receitas no quarto trimestre.

Como efeito colateral, a taxa de ocupação das aeronaves foi menor, devido à demanda não acompanhar a oferta. Isto pode reduzir a diluição dos custos fixos para a empresa e, consequentemente, prejudicar a rentabilidade.

Além disso, os custos dos combustíveis impactaram negativamente as operações da Gol. O combustível representa cerca de um quarto dos custos totais da companhia aérea.

Portanto, o resultado mais fraco no quarto trimestre é explicado pelo desequilíbrio da oferta e demanda somado ao alto custo dos combustíveis.

Isto pode indicar que o reajuste nos preços das passagens foi incompatível com a elevação nos custos, reduzindo a rentabilidade.

Mas temos boas notícias para 2023. A primeira é que a Petrobras informou na terça-feira (3) que irá reduzir os preços do querosene de aviação (QAV) em 11,6%, o que pode aliviar a pressão dos custos para as aéreas.

A segunda é que Gol publicou na manhã desta quarta-feira (4) projeções positivas para este ano. Em 2023, a empresa acredita que voltará a ter lucro, de R$ 0,30 por ação, além de prever aumento da margem Ebitda para 24%.

Outro ponto em destaque é a redução da dívida líquida sobre Ebitda para 6 vezes, frente a 10 vezes reportada no quatro trimestre de 2022. Isto eleva a capacidade da Gol em honrar dívidas e torna a empresa menos arriscada.

Como as ações devem reagir?

Os investidores devem ficar receosos com a rentabilidade que foi fortemente pressionada no período. No entanto, a baixa nos preços dos combustíveis e projeções para 2023 podem inspirar otimismo e acalmar os “nervos”.

Portanto, as ações da Gol podem abrir em leve alta no pregão desta quarta-feira (4), após queda de 3,63% no pregão um dia anterior. Os papéis da empresa acumulam baixa de 59,42% nos últimos 12 meses.

*O Pré-Trade é publicado diariamente pela Agência TradeMap, sempre antes da abertura da Bolsa, e se propõe a indicar como investidores podem reagir no pregão em reação a alguma notícia ou fato novo que tenha relação com uma ação específica em sua carteira. O conteúdo se destina a fins informativos e não deve ser interpretado como nenhum tipo de recomendação de investimentos.

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