A Embraer anunciou nesta segunda-feira, 23, que fechou uma parceria com a Ascent Flights Global por meio de sua subsidiária Eve Urban Air Mobility para desenvolver um ecossistema robusto de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) na região da Ásia-Pacífico.
A partir de 2026, a Eve fornecerá à Ascent até 100 mil horas de voo no eVTOL, veículo elétrico de decolagem e pouso na vertical, também conhecido no mercado como EVA (electrical vertical aircraft ou aeronave elétrica vertical).
De acordo com a fabricante brasileira, a aeronave será utilizada em grandes cidades como Bangkok (Tailândia), Manila (Filipinas), Melbourne (Austrália), Singapura e Tóquio, no Japão.
A controlada da Embraer planeja disponibilizar até 100 aeronaves para serem comercializadas pela plataforma da Ascent em suas rotas atuais e futuras. A empresa, que atua como um aplicativo sob demanda, pagará pelo tempo de voo nas aeronaves da Eve ao mesmo tempo em que irá operar em conjunto com outros parceiros na Ásia-Pacífico e de outros mercados.
Em nota, a Eve destaca que o novo acordo é parte de sua estratégia abrangente de UAM para posicionar a empresa como líder na indústria.
“O sistema operacional da Ascent integrado à frota da Eve e conectado ao seu UATM, oferecerá aos nossos parceiros a capacidade de crescer suas operações de mobilidade aérea urbana de forma substancial”, destacou Lionel Sinai-Sinelnikoff, fundador e CEO da Ascent.
Por outro lado, a implementação das aeronaves da companhia na rede da Ascent está sujeita à celebração de acordos finais entre as partes.
Foto: eVTOL/Embraer