Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Ações da DiDi entram em queda na bolsa de NY após bloqueio chinês

A empresa está sendo investigada pelas autoridades chinesas por riscos na coleta de dados de usuários

Após sua estreia na Bolsa de Nova York ter levantado US$ 4,4 bilhões, as ações da DiDi Chuxing, o “Uber chinês”, entraram em queda nesta terça-feira, 06, com o mercado reagindo à remoção do aplicativo das lojas de aplicativos chinesas anunciada no último domingo. 

Por volta das 15h55 (horário de Brasília), os papéis da companhia estavam recuando 21,15%, negociados a US$ 12,25.  

Este é o primeiro pregão da semana nos Estados Unidos, visto que ontem os mercados americanos estavam fechados pelo feriado do Dia da Independência, em 04 de julho.  

De acordo com o The Wall Street Journal (WSJ), as autoridades chinesas sugeriram à empresa que adiasse sua abertura na bolsa norte-americana e solicitaram uma revisão de sua segurança de rede, mas a mesma decidiu seguir em frente com o IPO mesmo assim. 

Na última sexta-feira, a Administração do Ciberespaço da China (CAC, na sigla em inglês), regulador chinês, abriu uma investigação contra o aplicativo de transporte por riscos na coleta de dados de usuários.  

Os detalhes da violação não foram especificados, mas a CAC citou a lei de segurança cibernética e a lei de segurança nacional da China quando disse prevenir os riscos referentes à segurança dos dados. 

Vale destacar que a DiDi coleta um alto número de dados de mobilidade em tempo real todos os dias.  

Assim, foi obrigada a seguir o pedido do órgão regulador chinês e parar de registrar novos usuários, removendo o aplicativo das lojas on-line. 

Investigações 

Além da DiDi, outras duas empresas de internet chinesas negociadas em bolsas norte-americanas estão sob investigação por conta de suas práticas em matéria de dados. 

Trata-se da Full Truck Alliance, proprietária de dois aplicativos de transporte e reserva de caminhões, e Kanzhun, dona do app de empregos BOSS Zhipin. 

Segundo o WSJ, banqueiros de investimento afirmaram que algumas companhias chinesas podem suspender seus planos de listagem nos EUA ou abrir o capital em Hong Kong. 

“O forte golpe recebido por Didi é um sinal de alerta” para os investidores, destacou Ming Liao, ex-banqueiro de investimentos e sócio-fundador da Prospect Avenue Capital. 

 Foto: Twitter/Reprodução

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.