Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Demanda para voos da Gol cresce 519%; companhia informa relação de troca com Smiles

Além dos dados operacionais, a Gol também informou a conclusão da transferência das ações da Smiles

A Gol (GOLL4) informou na última sexta-feira, 4, seu resultado prévio de tráfego do mês de maio em relação ao mesmo período de 2020.

A companhia aérea destaca que a demanda (RPK) para voos no mercado doméstico aumentou em 519%, enquanto a oferta (ASK) expandiu 425%.

De acordo com o documento entregue à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a taxa de ocupação doméstica da Gol foi de 88%, o que representa um crescimento de 13,3 pontos percentuais na comparação ano a ano.

Segundo a empresa, o total de passageiros transportados chegou a 1,1 milhão no mês em análise, avanço de 547% na mesma base comparativa.

Contudo, no acumulado dos cinco primeiros meses de 2021, a companhia aérea registrou queda de 26,9% na demanda por voos, enquanto a oferta sofreu queda de 28,4% em relação ao período de janeiro a maio de 2020.

Não houve voos internacionais durante o período, disse a Gol em nota.

Relação de troca com a Smiles

A Gol também anunciou na última semana que concluiu a transferência das ações da Smiles (SMLS3) que detinha para a subsidiária Gol Linhas Aéreas (GLA).

Com isso, a empresa de programa de fidelidade passou a ser a controladora direta da GLA e indireta da Gol.

O documento revela que a troca das ações ordinárias dos acionistas da Smiles pelos ativos preferenciais da Gol tem a seguinte relação:

  • 44% dos papéis ONs da Smiles serão trocados por R$ 5,11 mais 0,6601 ação PN da Gol
  • 56% dos ativos ONs da companhia de fidelidade serão trocados por R$ 18,51 mais 0,1650 ação PN da aérea

Por conta disso, a Gol disse que emitirá 22,4 milhões de ações preferenciais, o que representa 5,4% da companhia em uma base diluída.

“Essa diluição de 5,4% é significativamente inferior à diluição máxima possível de aproximadamente 10% se todos os acionistas da Smiles tivessem optado por receber a relação de troca base. Devido à diluição 46% menor com base nos resultados da seleção, a Gol espera que a transação produza um acréscimo nos ganhos por ação”, comunicou.

Foto: Gol/Divulgação

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.