A 3R Petroleum anunciou que a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou a cessão dos contratos de concessão dos oito campos que formam o Polo Rio Ventura, localizados na Bahia.
Dessa forma, a petroleira concluiu a aquisição do Polo Rio Ventura e assumirá a partir desta quinta-feira, 15, as operações dos campos que compõem o ativo.
O valor total de aquisição foi de US$ 94,2 milhões, sem considerar eventuais ajustes e correções do preço na forma do contrato.
Localizado na Bacia do Recôncavo, o Polo Rio Ventura compreende os campos terrestres (onshore) de Água Grande, Bonsucesso, Fazenda Alto das Pedras, Pedrinhas, Pojuca, Rio Pojuca, Tapiranga e Tapiranga Norte.
A produção média no primeiro semestre de 2021 foi de aproximadamente 780 de barris de óleo por dia (bpd) e 41 mil m³/dia de gás natural.
A companhia destaca que a conclusão da aquisição marca a entrada da 3R na Bahia e uma melhor estratégia, como operação eficiente com baixo custo de extração, um modelo de gestão dedicada e incremento da produção a partir da aplicação de técnicas como reativação de poços, recuperação secundária, novas perfurações e acesso a novas zonas produtoras.
O início da operação na Bacia do Recôncavo servirá de base para a integração dos Polos Rio Ventura e Recôncavo, que está em fase de cessão junto à ANP, com fechamento previsto para o quarto trimestre de 2021.
Os Polos serão operados de forma integrada com foco na captura de sinergias operacionais e financeiras através da otimização de equipes, da cadeia de fornecedores e prestadores de serviços relativos à operação.
Além disso, a 3R espera capturar ganhos de sinergias, dada as oportunidades comerciais suportadas pelo aumento da escala dos volumes produzidos, além da integração de projetos de geração de energia a partir de gás, reduzindo o custo de extração.
Foto: Unsplash