Copom eleva a taxa Selic para 10,75% a.a.

Shutterstock/rafastockbr

Hoje, o Comitê de Política Monetária, o Copom, decidiu elevar a taxa Selic de 10,50% para 10,75% ao ano. Essa é uma mudança importante, especialmente considerando que a última elevação ocorreu em agosto de 2022, quando a taxa subiu de 13,50% para 13,75% ao ano, com um aumento de 0,25 ponto percentual. Após essa alta, a taxa teve seis cortes de 0,5 ponto percentual e um corte de 0,25 ponto percentual, entre agosto do ano passado e maio deste ano. Nas reuniões, de junho e julho, o Copom decidiu manter a taxa em 10,5% ao ano, no menor nível desde fevereiro de 2022.

 

O aumento da taxa Selic resulta em uma remuneração mais alta para os títulos públicos, que apresentam um risco baixo, o que pode levar os investidores a alocar seus recursos nos cofres públicos e, consequentemente, reduzir a liquidez do mercado. Essa diminuição na liquidez pode afetar o consumo, impactando toda a cadeia produtiva da economia. Quando o Copom eleva a taxa básica de juros, seu objetivo é controlar uma demanda excessiva, e essa ação repercute nos preços, já que juros mais altos encarecem o crédito e incentivam a poupança. Assim, a decisão do Copom não apenas ajusta a taxa de juro, mas também molda o cenário econômico de diversas maneiras.

 

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.