Desde seu lançamento em 17 de abril de 2024, o Contrato Futuro de Bitcoin (BIT) na B3 movimentou mais de R$ 2 trilhões, com mais de 41 milhões de contratos negociados, segundo dados da plataforma DataWise+. Apenas em abril de 2025, o volume superou 4 milhões de contratos, marcando um crescimento de 4.189% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
De acordo com Luiz Masagão, vice-presidente de Produtos e Clientes da B3, o produto foi desenvolvido para atender a investidores em busca de diversificação em um mercado regulado, refletindo a crescente sofisticação dos participantes.
Perfil dos Investidores
Entre abril de 2024 e abril de 2025, investidores Não Residentes lideraram as negociações, respondendo por 53% do volume, seguidos por Pessoas Físicas (39%) e Fundos (7%).
Futuro de Bitcoin
O Contrato Futuro de Bitcoin permite que os investidores se protejam contra futuras oscilações de preço da criptomoeda. Além disso, o Contrato Futuro de Bitcoin é lastreado no índice Nasdaq Bitcoin Reference Price e possui vencimento mensal, atualmente representando 0,1 Bitcoin. A partir de 16 de junho, o contrato será reduzido em dez vezes para 0,01 Bitcoin, após aprovação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
Expansão do Portfólio
Além do BIT, a B3 se prepara para lançar contratos futuros de Ethereum (ETR) e Solana (SOL), com cotação em dólares americanos e referência nos índices Nasdaq Ether Reference Price e Nasdaq Solana Reference Price, respectivamente. O lançamento está previsto para 16 de junho.
O Que é o Contrato Futuro de Bitcoin?
Este contrato permite negociar a expectativa de preço do Bitcoin sem a necessidade de possuir a criptomoeda, oferecendo uma forma regulamentada de hedge e especulação para investidores. As operações são liquidadas financeiramente, com lucros ou perdas calculados a partir da variação do preço do Bitcoin no período.