Logo TradeMap

Por TradeMap

O maior e mais completo hub financeiro do Brasil

O TradeMap nasceu em 2018 e oferece ferramentas para acompanhamento e operação no mercado financeiro em tempo real. A plataforma concentra mais de 3 milhões de acessos diários e reúne mais de 3 milhões de usuários.

Gosta de desafios? Organize suas contas e aprenda a se planejar financeiramente com o GranaMap

Uma mão segurando um celular e outra apontando para moedas soltas no ar.

Foto: Shutterstock

Compartilhe:

O desafio financeiro dos brasileiros nos tempos atuais não é pequeno. Como fazer para controlar as finanças diante de tamanha inflação, de salários mais pressionados e da consequente perda do poder de compra?

Além de saber fazer a gestão da receita mensal, o ideal seria contar sempre com uma parte já destinada ao investimento. Mas de onde tirar dinheiro para essa finalidade?

Cada coisa na sua hora, diríamos. Melhor dar passos seguros do que se embolar lá na frente. Vamos em etapas, então. E neste início, o aplicativo GranaMap faz toda a diferença.

O app de gestão financeira lhe coloca no controle das suas finanças de uma forma simples e intuitiva e dá aquele empurrão para você cuidar bem do seu dinheiro de uma vez por todas.

Quanto ganho e quanto gasto?

Print tela do aplicativo GranaMap sobre saldo
Foto: Aplicativo GranaMap

Para começar a organização, confira os valores que entram todo mês em sua conta, como o salário, e os que saem, com pagamentos de contas a exemplo de luz e gás e gastos variáveis. Há dívidas parceladas ou ainda a serem negociadas? Imprescindível olhar com carinho para elas. Tudo o que não pode ocorrer é uma bola de neve chamada descontrole financeiro.

Os gastos variáveis, com despesas assumidas mês sim, mês não, uma vez no semestre ou no ano, também não podem ser esquecidos. Será que esses gastos são tão raros assim? Coloque no “papel” e verá! Torcemos para que sejam.

Nesse processo, você vai descobrir despesinhas escondidas, pequenininhas, mas que, quando somadas, comem um pedaço relevante do seu orçamento. Terá que encará-las também. E nada de sabotagem!

O objetivo, que tem que ser alcançado, é fazer suas despesas caberem em sua receita. Se isso não ocorrer, os gastos precisam ser cortados. É certo que um aumento salarial ou uma renda extra seriam bem-vindos, mas vale o “período anterior” enquanto isso não chegar: elimine gastos, mude de hábitos.

Para profissionais liberais e autônomos, segue uma dica específica: sempre separe os gastos pessoais dos profissionais. Saiba qual a sua remuneração, quanto recebe e de que valor sua empresa precisa para continuar funcionando.

Todas as suas informações financeiras em um só lugar

Com o GranaMap, você facilita todo esse processo. O aplicativo é conectado, com toda a segurança, às suas contas e instituições financeiras. Atualmente, isso já é feito com toda a segurança para os correntistas do Banco do Brasil, Santander, Itaú, Nubank, Banco Inter e Bradesco.

Os clientes dessas instituições podem checar, por meio do app, suas informações financeiras, como gastos em cartões, limites e saldo em conta corrente, entre outros. É possível visualizar o saldo consolidado de todos os bancos e o de cada um separadamente, assim como acessar os dados da fatura do cartão de crédito.

Além disso, os pagamentos feitos em débito por meio do cartão também são inseridos automaticamente no GranaMap. Caso o seu banco ou cartão ainda não esteja conectado ao aplicativo, você pode inclui-lo de forma manual.

Quem preferir inserir as informações financeiras manualmente, pode começar listando os gastos fixos, item a item.

Quase nunca lembramos de todos de uma vez só. Então, vá colocando os valores no aplicativo de acordo com a categoria. Por exemplo: alimentação, transporte, moradia, educação, lazer… Vale colocar aquele dinheiro que mandamos mensalmente para ajudar pai, mãe, afilhado, madrinha, sobrinho… e até cunhado!

É só se cadastrar no app e, logo nos primeiros passos, o repasse dessas informações é realizado. Na primeira tela, você poderá ver o total de ganhos e gastos realizados no mês, além de gráficos com análises desses dados. Há também a aba de extrato, em que ganhos e gastos estarão discriminados e poderão ser filtrados conforme a conta, forma de pagamento e categoria.

Planejamento e reserva

Print de tela de limite de gasto do aplicativo GranaMapos
Foto: Aplicativo GranaMap

Após alguns passos nesse caminho, é importante você realizar o seu planejamento financeiro. Para isso, olhe para o valor da sua receita mensal e defina, no seu orçamento, quanto você quer destinar para cada frente da sua vida: alimentação, casa, transporte, lazer.

Assim, você cria limites de gastos para cada categoria, e o GranaMap lhe ajuda a acompanhar o que você definiu.

Caso já tenha iniciado esse planejamento, mas ainda da forma e ritmo inadequados, talvez consiga eliminar alguns hábitos que foram “vilões” nos meses anteriores e impediram esse processo avançar.

Ah, mas você pode ter gastado mais do que ganhou… Daria para ajustar a rota?​ Se houver possibilidade de renda extra, vale o esforço (é que não está fácil mesmo).

E se de fato não tenha conseguido aplicar nada na reserva de emergência, sempre é importante fazer o exercício de buscar algum caminho para mudar isso.

Da mesma forma, se perguntar se suas metas continuam as mesmas.

Gastos por mês

Neste roteiro, é importante definir quanto da sua renda deseja (ou pretende) gastar no mês. O GranaMap sugere um valor de acordo com o que você recebe, mas é possível aumentá-lo ou diminui-lo.

O app também pode lhe enviar um alerta quando os gastos das categorias e o geral estão próximos dos limites que você tenha determinado.

Bom, depois desse escaneamento geral, chegamos à resposta: seus gastos cabem no seu bolso? Se sim, ótimo. Aí, você mais um passo a dar.

Agora é a vez de reservar um valor para a chamada reserva de emergência. Como o próprio nome diz, é para ser usada quando for urgente, em último caso.

A aplicação periódica nessa “conta” deve ser feita, preferencialmente, de forma periódica. Depois do hábito criado, você se tornará mais seguro e capaz de lidar com os imprevistos que exijam o uso de recursos financeiros.

Leia também:
Nada de sorte: seja constante e disciplinado nos seus investimentos

Claro que, se já tem isso na sua rotina, é possível também separar uma quantia maior, referente a seis vezes o seu gasto mensal, por exemplo, e escolher uma opção de investimento para colocá-la. Importante, porém, se atentar à liquidez dessa aplicação – quanto tempo levará para dispor de dinheiro em caso de necessidade.

Liberdade financeira

Como outros produtos do TradeMap, vimos que o GranaMap consolida as suas informações de forma automatizada para que você não perca tempo anotando manualmente cada despesa ou movimentação financeira e, assim, consiga ter controle sobre as suas finanças.

Todas essas funções do aplicativo têm um propósito enorme: promover a sua liberdade financeira.

Além de consolidar os dados, o aplicativo estuda o seu comportamento financeiro, incluindo os gastos por categoria. A partir disso, envia dicas para que você seja capaz de dar passos em busca das suas metas.

Lembre-se sempre que as finanças pessoais estão atreladas aos seus objetivos de vida. E em breve, você já poderá inclui-los no aplicativo. Assim, o GranaMap vai lhe orientar também para que consiga alcançá-los o mais rapidamente possível.

⇨ Acompanhe seus ganhos e gastos e cuide melhor do seu dinheiro. Baixe o GranaMap!

Compartilhe: