Lucro da Alpargatas sobe 73,5% no 1º trimestre, para R$ 135 milhões

O destaque ficou para a Havaianas internacional, que cresceu em 61% sua receita líquida, para R$ 846 milhões.

O lucro líquido recorrente da Alpargatas (ALPA4), empresa detentora da Havaianas, foi de R$ 135 milhões no primeiro trimestre de 2021, de acordo com balanço financeiro divulgado na segunda-feira, 03. Este valor representa uma alta de 73,5% em relação ao primeiro trimestre de 2020, quando o lucro foi de R$ 77,8 milhões. 

De acordo com a empresa, os bons números foram impulsionados pela performance da marca Havaianas no Brasil e internacionalmente. As vendas online mostram crescimento desde o ano passado, e a marca segue com ampliação de portfólio e uso de tecnologias sustentáveis. 

“Depois de um sólido 2020, o 1T21 mostra que iniciamos o ano com resultados consistentes. Foi o melhor primeiro trimestre da última década com crescimento de receita, expansão de margem e EBITDA”, ressaltou Julian Garrido, CFO da Alpargatas, em relatório.

Por falar em crescimento de receita, a receita líquida da empresa nos primeiros três meses do ano foi de R$ 901,3 milhões, alta de 32,7% frente aos R$679,2 milhões registrados no mesmo período de 2020. 

Já o Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) recorrente deste trimestre alcançou R$ 158,7 milhões, um salto de 98,8% na comparação anual. No primeiro trimestre de 2020, o indicador registrou R$ 79,8 milhões de Ebitda. 

Com isso, a Margem Ebitda recorrente alcançada nos três primeiros meses de 2021 foi 17,6%. 

Outros dados do balanço da Alpargatas 

Outros indicadores da empresa mostram bons resultados, como as vendas digitais das marcas Havaianas e Osklen, por exemplo. Ambas pertencem ao grupo Alpargatas e duplicaram seus números no período de janeiro, fevereiro e março, quando alcançaram R$ 101 milhões  de receita. 

Só a Havaianas arrecadou R$ 846 milhões em receita líquida no primeiro trimestre, uma alta de 61% na comparação anual. Cerca de 38% do valor veio de mercados internacionais. 

O destaque ficou para o crescimento da marca na China, que registrou aumento de 996% no volume de vendas, no primeiro ano de operação própria no país. 

Veja também a aquisição da empresa de software Ioasys pela Alpargatas 

Compartilhe:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.