Fed mantém juros dos EUA entre 3,50% e 3,75% e interrompe ciclo de cortes

Fonte: Shutterstock/SkazovD

O Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) manteve a taxa básica de juros dos Estados Unidos no intervalo entre 3,50% e 3,75%, em linha com a expectativa do mercado, após três cortes consecutivos em 2025. O Comitê avaliou que a economia segue em expansão a um ritmo sólido, enquanto a inflação permanece acima da meta.

Segundo o comunicado, a criação de empregos continua moderada e a taxa de desemprego mostra sinais de estabilização. O FOMC reiterou o compromisso com o duplo mandato de máximo emprego e inflação de 2% e afirmou que futuras decisões dependerão da evolução dos dados econômicos e do balanço de riscos.

A decisão teve apoio da maioria dos membros, enquanto dois dirigentes defenderam um corte de 0,25 ponto percentual. Em dezembro, o Federal Reserve sinalizou espaço para apenas uma redução adicional dos juros em 2026.

No cenário macroeconômico, o CPI encerrou 2025 em 2,7% e o PCE acumula 2,8% em 12 meses, acima da meta. Com a inflação ainda elevada, a avaliação predominante é de manutenção dos juros até maior confiança na convergência inflacionária.

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 29 de janeiro

Nesta quinta-feira (29) o calendário econômico traz atualizações relevantes que podem impactar os mercados. Veja os principais eventos do dia e suas possíveis consequências: 07:00 – UE Confiança

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.