O PMI Industrial dos EUA voltou a apresentar contração em novembro, ficando em 48,2 pontos, abaixo das projeções de mercado

Fonte: Shutterstock/Inna Kot

O setor manufatureiro dos EUA voltou a contrair em novembro, com o ISM PMI caindo para 48,2 pontos, ficando abaixo da expectativa de mercado, que esperava 49 pontos. Pressionado por novas quedas em novos pedidos (47,4) e emprego (44,0), reflete demanda fraca e incertezas ligadas a tarifas e ao ambiente econômico. Apesar disso, a produção avançou para 51,4, enquanto entregas de fornecedores aceleraram e os estoques recuaram em ritmo menor.
 
Os preços pagos continuaram subindo (58,5), especialmente por aço, alumínio e componentes eletrônicos. Já exportações (46,2) e importações (48,9) seguiram em contração, embora com alguma melhora marginal. 
 
Comentários das empresas citam incerteza sobre tarifas, custos voláteis, menor visibilidade de demanda e contenção de contratações. Mesmo com a fraqueza industrial, o PMI acima de 42,3 sugere que a economia geral dos EUA ainda cresce, porém em ritmo mais moderado.

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques da semana

Nesta semana o calendário econômico traz atualizações relevantes que podem impactar os mercados: Segunda-feira (01/12) 06:00 – UEPMI IndustrialSerá divulgado pela S&P Global, às 06h,

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.