Destaques Econômicos – 05 de novembro

Foto: Shutterstock/A9 STUDIO

Nesta quarta-feira (05) o calendário econômico traz atualizações relevantes que podem impactar os mercados. Veja os principais eventos do dia e suas possíveis consequências:

06:00 – UE
PMI Composto e do Setor de Serviços
Será divulgado pela S&P Global, às 06h, os dados do PMI Composto e de Serviços da Zona do Euro. No mês anterior, setembro, o PMI Composto foi de 51,2 pontos e PMI do Setor de Serviços com o nível de 51,3 pontos. Para outubro, a prévia espera 52,2 pontos para o PMI Composto e 52,6 pontos para o Setor de Serviços.

07:00 – UE
PPI
A Eurostat divulgará o Índice de Preços ao Produtor (PPI) de agosto às 07h00. Na última divulgação, houve uma queda de 0,3% mensal e queda de 0,6% anual.

10:00 – Brasil
PMI Composto e do Setor de Serviços
Será divulgado pela S&P Global, às 10h00, os dados de PMI Composto e de Serviços do Brasil. No mês anterior, setembro, os dados de PMI Composto foram de 46,0 pontos e PMI do Setor de Serviços com 46,3 pontos.

10:15 – EUA
Variação de Empregos Privados
A ADP divulgará os dados sobre a variação dos Empregos Privados de outubro. Na última divulgação, setembro, foi apurado queda de 32 mil novas vagas de trabalho, indicando uma desaceleração no ritmo de contratações em relação a agosto.

11:00 – EUA
PMI ISM Não-Manufatura
O ISM divulgará às 11h o PMI ISM Não-Manufatura de outubro. Na última divulgação, o PMI ISM ficou em 50 pontos, abaixo das projeções de mercado (51,8).
Quando o índice está acima de 50, significa que o setor está se expandindo, enquanto abaixo de 50 indica contração. O aumento no PMI sugere um crescimento no setor de serviços, enquanto uma queda pode sinalizar uma desaceleração econômica.

11:45 – EUA
PMI Composto e do Setor de Serviços
Será divulgado pela S&P Global, às 11h45, os dados de PMI Composto e de Serviços dos Estados Unidos. No mês anterior, setembro, os dados de PMI Composto foram de 53,9 pontos e PMI do Setor de Serviços com o nível de 54,2 pontos. Para outubro, as prévias fecharam em 54,8 pontos para o PMI Composto e 55,2 pontos para o PMI do setor de serviços.

12:30 – EUA
Estoques de Petróleo Bruto
A Energy Information Administration divulgará, às 12h30, os dados mais recentes sobre os estoques de petróleo bruto. Na última divulgação, os estoques tiveram uma queda de 6,858 milhões de barris em seu estoque, enquanto o mercado projetava queda de 900 mil barris.

14:30 – Brasil
Fluxo Cambial Estrangeiro
O Banco Central do Brasil divulgará à 14h30 as estatísticas semanais do fluxo cambial estrangeiro. Na última divulgação, o fluxo cambial brasileiro apresentou saldo positivo de US$ 513 milhões.

18:30 – Brasil
Taxa de Juros Selic
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central realiza nesta semana sua reunião periódica para definir a nova taxa Selic. A expectativa do mercado é que se mantenha em 15%, que também é a projeção de fechamento para o ano de 2025.
A Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira e serve como referência para diversas outras taxas, como as de empréstimos, financiamentos e investimentos de renda fixa. Em setembro, o Copom manteve a taxa de 15,00% — exatamente dentro do previsto pelos analistas para o período.

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.  

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.