Ibovespa inicia pregão em queda com atenção à política fiscal e tensões comerciais

Foto: Shutterstock/Immersion Imagery

Nesta terça-feira (14), o índice Ibovespa abriu o pregão com queda de 0,16%, aos 141.562 pontos. O mercado inicia a sessão em cautela, com os investidores monitorando fatores domésticos, como a audiência do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no Senado sobre a isenção do Imposto de Renda para rendas de até R$ 5 mil, e sinais externos ligados à retomada de tarifas entre Estados Unidos e China.

Haddad participa a partir das 10h da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, debatendo o projeto que amplia a faixa de isenção do IR, uma das medidas mais aguardadas do mercado doméstico. No âmbito comercial, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, embarca para os EUA para reuniões com o secretário de Estado Marco Rubio, buscando avanços sobre as tarifas impostas ao Brasil.

Nos Estados Unidos, o chair do Federal Reserve, Jerome Powell, fará seus últimos comentários antes da próxima reunião de política monetária, com atenção especial à inflação, emprego e impacto das políticas tarifárias. A retomada de cobranças adicionais de tarifas portuárias entre EUA e China reacende preocupações globais, afetando o apetite por ativos de risco, sobretudo no setor de tecnologia e investimentos em Inteligência Artificial.

No mercado de commodities, os preços do petróleo recuam, refletindo a cautela diante das tensões comerciais e expectativas de superávit global. Ao mesmo tempo, investidores monitoram dados de serviços de agosto e balanços de grandes bancos americanos, como JPMorgan, Wells Fargo, Citi e Goldman Sachs, que podem trazer sinais sobre o desempenho econômico e monetário nos EUA.

O Ibovespa, dessa forma, inicia a sessão em queda moderada, equilibrando preocupações internacionais com atenção a medidas domésticas, refletindo o clima de cautela e incerteza que domina o mercado nesta terça-feira.

Por volta das 10h31, as listas das maiores altas e baixas eram dominadas por:

Altas

  • Embraer (EMBR3): +1,61%
  • Bradesco (BBDC4): +1,12%
  • Bradesco (BBDC3): +1,11%

Baixas

  • Cogna (COGN3): -2,98%
  • Marfrig (MBRF3): -1,76%
  • BTG (BPAC11): -1,75%

Confira a evolução do Ibovespa:

*Até o dia 14/10 às 10h31

  • Segunda-Feira (13): +0,78%
  • Na semana*: +0,63%
  • Em outubro*/2025: -3,20%
  • No 4°tri./25*: -3,20%
  • Em 2025*: +17,69%

Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.  

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques Econômicos – 15 de outubro

Nesta quarta-feira (15) o calendário econômico traz atualizações relevantes que podem impactar os mercados. Veja os principais eventos do dia e suas possíveis consequências:06:00 –

Destaques Econômicos – 14 de outubro

Nesta terça-feira (14) o calendário econômico traz atualizações relevantes que podem impactar os mercados. Veja os principais eventos do dia e suas possíveis consequências: 05:00 -

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.