O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) para todos os consumidores urbanos dos Estados Unidos avançou 0,4% em agosto, na comparação com o mês anterior e após ajuste sazonal. O resultado superou a expectativa do mercado, que projetava alta de 0,3%, após elevação de 0,2% em julho.
No acumulado de 12 meses até agosto, o índice geral subiu 2,9%, em linha com as previsões e após avanço de 2,7% em julho. Excluindo alimentos e energia, a inflação subiu 3,1% no período.
Entre os componentes, o índice de moradia avançou 0,4%, representando a principal contribuição para a alta mensal. O setor de alimentos registrou aumento de 0,5%, com destaque para alimentação em casa (+0,6%) e fora de casa (+0,5%). Já a energia avançou 0,7%, puxada pela gasolina, que subiu 1,9%.
O núcleo do índice — que exclui alimentos e energia — também subiu 0,3% em agosto, repetindo a variação de julho. Itens como passagens aéreas, veículos usados, vestuário e carros novos registraram aumentos, enquanto os custos de assistência médica, recreação e comunicação apresentaram recuos no mês.
Nos últimos 12 meses, os preços de energia subiram 0,2%, e os de alimentos, 3,2%.
Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.
Para acompanhar mais notícias do mercado financeiro, baixe ou acesse o TradeMap.