A semana foi marcada pela aprovação do arcabouço fiscal na câmara e pela divulgação da prévia da inflação oficial (IPCA-15), que ficou abaixo da expectativa de mercado. Esse resultado pode indicar que os juros podem cair um pouco antes do esperado.
Já no cenário externo, a inflação americana veio acima do esperado, aumentando as apostas para uma alta dos juros do banco central americano (FED).
O Ibovespa fechou a semana com uma leva alta de 0,15% aos 110.906 pontos.
Alpargatas (ALPA4) liderou como a maior alta da semana dentro da carteira do Ibovespa, com alta de 15,96%. Seguido de Azul (AZUL4) +13,85% e Cogna (COGN3) 10,84%.
Segundo o consenso de mercado TradeMap, que reúne a análise dos principais players do mercado, recomenda a manutenção dos papéis de Alpargatas, 4 analistas apontam nessa direção. O ativo não possui nenhuma recomendação de venda e nem de compra. Seu potencial médio de valorização é de 42%.
A maior baixa da semana ficou com Cielo (CIEL3) que caiu -10,02%, seguido por Usiminas (USIM5) -8,51% e Pão de Açúcar (PCAR3) -7,77%.
Apesar da queda, os analistas estão otimistas com os papéis da Cielo. Segundo o consenso TradeMap, 8 analistas recomendam a compra do ativo, 3 sugerem a manutenção e nenhum recomenda venda. Seu potencial médio de valorização é de 38%.
Veja abaixo o ranking mas maiores altas e baixas da semana da carteira do Ibovespa: