Os mercados já estavam fechados ontem quando o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a discussão sobre a mudança na meta de inflação dos próximos anos, principal tema em discussão no mercado nas últimas semanas, não está na pauta da reunião do CMN (Conselho Monetário Nacional) que acontece nesta quinta (16).
“Não está [na pauta]. Existe uma coisa chamada pré-Comoc, que define a pauta do CMN. Não está na pauta”, declarou o ministro a jornalistas na portaria do Ministério da Fazenda ontem.
Se confirmado, o adiamento da discussão deve trazer alívio ao mercado. Logo mais, às 9h, os investidores acompanham com atenção a participação do ministro no BTG Pactual CEO Conference 2023, às 9h.
A expectativa é que Haddad confirme que o tema não entra no CMN de amanhã e que explique qual seria o possível “aperfeiçoamento” na meta a que se referiu o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, durante entrevista no Roda Viva.
Leia mais:
Uma das possibilidades em estudo foi publicada anteontem pelo jornal Valor Econômico: uma meta de inflação de longo prazo que deveria ser cumprida em um horizonte mais longo, oq eu daria ao BC tempo para acomodar choques de oferta.
Bateria de balanços
Nesta quarta, os investidores ainda acompanham uma bateria de balanços do quarto trimestre do ano passado.
Estão programados os resultados de WEG (WEGE3), antes da abertura do mercado, e de Assaí (ASAI3), B3 (B3SA3), CCR (CCRO3), Rumo (RAIL3), Vivo (VIVT3) e Ultrapar (UGPA3), após o fechamento.
Futuros americanos em queda
Lá fora, os índices futuros americanos operam em queda nesta manhã, com os mercados à espera de dados importantes para a economia dos Estados Unidos, como as vendas no varejo e a produção industrial de janeiro, que serão divulgados às 10h30 e 11h15, respectivamente.
Ontem, o CPI (índice de preços ao consumidor) mostrou alta de 0,5% em janeiro, desempenho em linha com o esperado pelo mercado.
Saiba mais:
Por volta das 8h10, o Dow Jones caía 0,21%, o S&P 500 recuava 0,31% e o Nasdaq perdia 0,41%. No mesmo horário, o índice europeu EuroStoxx 50 subia 0,62%.