O conselho de administração da Americanas (AMER3) escolheu André Covre como novo diretor financeiro e de relações com investidores da companhia, de acordo com comunicado realizado na manhã desta segunda-feira (26).
Covre teve longa passagem pelo Grupo Ultra como diretor financeiro e de RI e foi presidente executivo da rede de farmácias Extrafarma. Além disso, já atuou em organizações multinacionais, como Unisys Corporation, nos EUA, e o ABN AMRO Capital, na Europa.
Segundo a empresa, a troca está em linha com a nova fase que a Americanas iniciará em janeiro, reforçando a determinação da administração em manter um diálogo de alto padrão com o mercado, além de fortalecer substancialmente a gestão financeira e estratégica da companhia.
O novo diretor financeiro deve iniciar sua jornada a partir do dia 1 de janeiro de 2023.
O que achamos?
O anúncio vai ao encontro da reestruturação da diretoria anunciada em 19 de agosto, quando a Americanas anunciou Sérgio Rial como diretor-presidente, substituindo Miguel Gutierrez, a partir do dia primeiro de janeiro.
Portanto, a empresa deve começar a todo vapor o ano de 2023 com novas caras em cargos de alto escalão da empresa.
O fato de Covre já ter atuado em áreas de varejo deve acelerar o processo de adaptação, uma vez que já tem experiência no cargo e na governança corporativa.
A experiência no setor é fundamental para a companhia acelerar e implementar estratégias, uma vez que o novo diretor já entende como funciona o mercado e as funções do cargo.
No entanto, toda reestruturação na diretoria leva um tempo até que as sinergias dos novos colaboradores comecem a surtir efeito.
As ações da Americanas registravam queda de 1,74% às 10h50 no pregão desta segunda-feira.