Vale (VALE3) cria novos cargos e pode ser mais eficiente no longo prazo; veja possível reação das ações

A Vale reestrutura a diretoria da empresa e cria cargos-chave que devem elevar a eficiência no longo prazo

Foto: Shutterstock/Diego Thomazini

O conselho de administração da Vale (VALE3) anunciou na noite de quinta-feira (22) mudanças em peças-chave da diretoria executiva. A companhia está redesenhando a governança e criando novas áreas, entre elas, a vice-presidência de soluções de minério de ferro.

O objetivo é acelerar o negócio de minério de ferro e aperfeiçoar estratégias de marketing para o portfólio. Marcello Spinelli foi o escolhido para comandar a nova área.

Além disso, estão sendo criadas outras duas novas áreas, a vice-presidência de operações, sob a liderança de Carlos Medeiros e a vice-presidência de projetos sob a liderança de Alexandre Pereira.

Para reforçar a segunda linha de defesa e o modelo de gestão de riscos, foi criada a vice-presidência técnica, que vai incorporar as atribuições da atual vice-presidência de segurança e excelência operacional, que será comandada por Rafael Bittar.

Diante desse cenário, a vice-presidência de estratégia e transformação de negócios será extinta e Luciano Siani, que estava na companhia desde 2008, se despede da mineradora em janeiro de 2023.

O que achamos?

A estratégia deve trazer melhoria para a mineradora no longo prazo, uma vez que a criação de novos cargos permite maior foco em áreas específicas, aumentando a eficiência da empresa.

Os novos cargos devem ser destinados a pontos estratégicos e facilitar a tomada de decisão da empresa, uma vez que a delegação de poder é essencial para crescimento.

Isto é, os comandantes devem ter uma demanda reduzida de atividades, focando apenas na área a que foram destinados.

No entanto, no curto prazo pode haver complicações relacionadas com comunicação e sinergia entre os novos cargos. Além disso, pode ser que leve um tempo até que toda a estrutura seja montada.

A saída de Luciano Siani, que estava há 14 anos na empresa, pode ser um ponto de atenção. Isto porque não é simples encontrar uma pessoa com vasta experiência no ramo.

Além disso, o risco de falhas de comunicação pode ser maior a princípio, o que poderia atrasar os planos estratégicos da mineradora.

Como as ações devem reagir?

Apesar do viés positivo das operações, ainda há diversos desafios até que as sinergias entre os novos cargos sejam geradas.

Isto pode inspirar cautela ao investidor. Portanto, as ações devem reagir negativamente no pregão desta sexta-feira (23). Os papéis da Vale acumulam alta de 9,9% no ano.

*O Pré-Trade é publicado diariamente pela Agência TradeMap, sempre antes da abertura da Bolsa, e se propõe a indicar como investidores podem reagir no pregão em reação a alguma notícia ou fato novo que tenha relação com uma ação específica em sua carteira. O conteúdo se destina a fins informativos e não deve ser interpretado como nenhum tipo de recomendação de investimentos.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Fique por dentro das principais notícias do mercado. Assine a nossa TradeLetter