Após China afrouxar medidas contra Covid-19, Vale (VALE3) e outras mineradoras avançam na Bolsa

Anúncios vindos do gigante asiático valorizaram o minério de ferro, que animou as mineradoras brasileiras da B3

Foto: Shutterstock/Parilov

Após o governo chinês anunciar uma flexibilização nas medidas contra a Covid-19 no país, o preço do minério de ferro disparou na bolsa de Dalian, contribuindo também para uma valorização das mineradoras e siderúrgicas brasileiras da B3.

Por aqui, por volta das 11h, a ação da CSN (CSNA3) subia 6,66%, Vale (VALE3) avançava 4,28%, Usiminas (USIM5) ganhava 3,85% e Gerdau (GGBR4) apontava em 3,68% para cima.

A China anunciou que reduzirá o tempo de quarentena para viajantes internacionais de sete para cinco dias. Também diminuiu o número de testes de detecção de Covid necessários para entrar no país.

O tempo de quarentena de pessoas que tiveram contato dentro do país com pessoas infectadas pela Covid-19 também caiu, de sete para cinco dias, e quem viajar de uma área de alto risco para outra de baixo risco de contaminação poderá seguir regras de isolamento menos estritas.

“Além disso, se comprometeu a minimizar as consequências econômicas de sua política”, destacou a XP, em relatório.

Como resultado, o índice Hang Seng, de Hong Kong, fechou o pregão em alta de 7,74%. Além dele, o minério de ferro negociado na Bolsa de Dalian teve uma valorização de 5% no pregão, sendo cotado a US$ 99.

O analista Pedro Paulo Silveira, da Nova Futura Asset, destacou em comentário enviado ao mercado nesta manhã que o ânimo visto nas bolsas americanas da véspera também impulsiona o índice chinês.

Na quinta, Dow Jones encerrou em alta de 3,70%, o S&P 500 ganhou 5,54% e o índice Nasdaq se valorizou 7%.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 02 de abril

Nesta quarta (02), o calendário econômico apresenta importantes atualizações que podem influenciar os mercados. Confira os principais eventos e suas possíveis repercussões:   04:00 –

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.