A Ultrapar (UGPA3) anunciou na noite de segunda-feira (13) a aquisição da Stella, empresa do setor de energia elétrica. O valor de compra foi de R$ 63 milhões, sendo que a Ultragaz, subsidiaria da Ultrapar, pagará R$ 7,56 milhões em uma parcela inicial e o restante até 2027.
Com isso, a Ultrapar marca sua entrada em um novo setor seguindo o objetivo de ampliar a oferta de soluções energéticas.
A Stella GD Intermediação de Geração Distribuída de Energia é uma plataforma de tecnologia que conecta geradores de energia renovável a clientes. A empresa está presente em 12 estados e conta com mais de 11 mil clientes ativos.
O que achamos?
A aquisição feita pela Ultragaz, traz maior diversificação do portfólio para a Ultrapar, que já atua nas áreas de distribuição de combustíveis, gás GLP e logística. Portanto, há uma diluição no risco da empresa, mesmo que o valor de compra não seja tão expressivo.
Além disso, a aquisição de uma empresa que atua em um novo segmento, com alta penetração, gera oportunidade para a Ultrapar acelerar o crescimento.
Outro ponto importante são os 11 mil clientes ativos da Stella, que aumentam a base de clientes da Ultrapar, ampliando as oportunidades para oferecer soluções energéticas e assim obter maiores receitas.
Como as ações devem reagir?
Os investidores devem ver com bons olhos o apetite de crescimento inorgânico da Ultrapar, portanto, as ações devem subir levemente. As ações da empresa acumulam leve queda de 3,5% no ano.