Na noite de terça-feira (31), o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou a aquisição da Petix pela Petz (PETZ3) sem qualquer tipo de restrição.
A compra havia sido anunciada pela empresa em janeiro deste ano, por R$ 7o milhões, e é parte dos planos da Petz para expandir suas operações e carteira de produtos voltados a animais domésticos.
Segundo a companhia, a Petix tem capacidade para reprocessar mais de 600 milhões de fraldas não utilizadas por ano, vende seus produtos no Brasil e nos Estados Unidos e registrou faturamento bruto de R$ 135 milhões no ano passado.
Segundo a Petz, as principais marcas da Petix – SuperSecão (Brasil) e WizSmart (EUA) – representam mais de 70% das vendas totais, e as demais marcas com presença no mercado brasileiro (FLOP, BabyPads, SuperPremium e Silipetix) representam cerca de 30%.
A Petix possui entre seus clientes as principais redes revendedoras de produtos do segmento pet, além de mais de 8 mil pequenos pet shops e quatro redes de varejistas alimentares no Brasil. A empresa também vende seus produtos no mercado americano e na Amazon.
Ação opera em baixa
Mesmo após o Cade aprovar a compra da Petix, a ação da Petz abriu o pregão em baixa de 0,25%, a R$ 12,10. O papel tem sofrido nos últimos pregões por causa da perspectiva de permanência dos juros em níveis elevados por mais tempo, e do efeito negativo disso sobre o consumo.
Especialistas, porém, recomendam a compra da ação. Dentre 10 instituições financeiras consultadas pela Refinitiv, nove sugerem ao investidor que inclua o papel em carteira, e apenas uma apresenta recomendação neutra.