Payroll nos EUA, bolsas lá fora e o que mais você precisa saber para investir bem hoje

Na manhã desta sexta, futuros do índice Nasdaq sobem impulsionados pelo bom resultado da Amazon

Gabriel Tomé

Gabriel Tomé

Em dia de agenda esvaziada no Brasil, as atenções se voltam para os Estados Unidos esta sexta-feira (4).  Às 10h30, a Secretaria de Estatísticas Trabalhistas americana (BLS) divulga o payroll de janeiro, com dados sobre a criação de empregos e taxa de desemprego na maior economia do mundo.

O dado é acompanhado de perto pelo mercado, já que é considerado o melhor termômetro do mercado de trabalho dos EUA e o número mais levado em conta pelo Fed (Federal Reserve, o banco central americano) para decidir sobre a taxa de juros do país.

A expectativa dos analistas é que o número venha fraco, até por conta do avanço da variante Ômicron do coronavírus nos Estados Unidos no mês passado. O dado pode ajudar a calibrar as expectativas para o início do processo de alta de juros pelo Fed em março.

Por que isso mexe com o mercado?

Quando os juros sobem nos EUA, ativos de maior risco, como os de países emergentes como o Brasil, se tornam menos atrativos. Nesse cenário, nossos juros futuros tendem a subir para compensar esse movimento, e isso tem efeito direto sobre a bolsa e renda fixa.

Bolsas internacionais

As bolsas internacionais operam mista na manhã desta sexta.

Por volta das 7h55 o índice Euro Stoxx 50, registrava baixa de 0,70%. Os contratos futuros americanos operavam de forma mista: o Dow Jones caía 0,13%, o S&P 500 subia 0,25% e o Nasdaq subia 0,82%.

No pós-mercado de ontem, as ações da Amazon disparavam mais de 17%, após a empresa reportar um lucro líquido de US$ 14,3 bilhões no quarto trimestre, quase o dobro do que o resultado do mesmo período de 2020.

 

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Destaques econômicos – 25 de abril

Nesta sexta-feira (25), o calendário econômico traz atualizações relevantes que podem impactar os mercados. Veja os principais eventos do dia e suas possíveis consequências: 07:00

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.