Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Logo TradeMap

Por TradeMap

O maior e mais completo hub financeiro do Brasil

O TradeMap nasceu em 2018 e oferece ferramentas para acompanhamento e operação no mercado financeiro em tempo real. A plataforma concentra mais de 3 milhões de acessos diários e reúne mais de 3 milhões de usuários.

Manual completo de Ações no TradeMap

Ibovespa

Compartilhe:

O TradeMap possui muitas funções para você acompanhar o mercado de renda variável da melhor forma possível, inclusive ver a cotação dos ativos em tempo real. Assim, nosso aplicativo customiza sua visão da maneira que você preferir. Que tal analisarmos esse segmento com calma para você absorver todas as funcionalidades e se tornar um craque no mercado financeiro? Vejamos:

Como personalizar sua lista

A tela inicial do TradeMap permite que você configure sua lista de até 20 ativos para acompanhá-los juntos de forma rápida. Você pode inserir novos papéis tocando no botão “Ações +” na parte inferior da tela e acrescentar o nome ou o código do ativo que deseja incluir.

No entanto, caso queira excluir algum ativo, pressione sua janela e o arraste para a lixeira que aparecerá no canto inferior da tela. Você pode reordenar sua lista arrastando cada papel para a posição que preferir. Muito legal, não? Então vamos para o próximo passo!

Como criar e editar suas listas

Você pode criar e excluir suas listas de ativos na tela inicial. Basta tocar no botão “principal”, que fica na parte superior da tela. Nesse novo módulo, toque no botão “+” para inserir e nomear uma aba de lista de ativo.

Você pode arrastar cada lista para a esquerda para abrir as opções de editar o nome dela ou excluir sua lista.

Inserir lista e editá-la ou excluí-la, respectivamente
Inserir lista e editá-la ou excluí-la, respectivamente

Por lá, você também verá as listas automáticas de Indicadores de Mercado: Maiores Altas, Maiores Baixas, Top Volume e Delta Volume, além da lista de Novidades.

Indicadores de Mercado

Os Indicadores de Mercado sempre mostram, por padrão, as ações do Índice Bovespa (que pode ser configurado tocando no botão do canto superior direito “IBOV” e selecionar outro índice ou “geral”) e o período de visualização Intradia (pode ser alterado para outros períodos tocando no i na parte superior esquerdo).

Caso você não encontre alguma ação que esteja subindo ou caindo muito, em geral é porque ela não faz parte do IBOV (basta trocar para a opção Geral ou Small Caps para encontrá-la!). Mas você sabe o que cada lista significa? Vejamos a seguir:

  • Maiores Altas: são os papéis com maior rentabilidade da Bolsa de Valores de São Paulo. Você pode trocar a visão para pegar índices específicos ou outros períodos! É importante para saber quem teve destaque na ótica dos investidores com potencial de valorização.

  • Maiores Baixas: são os ativos que estão em maior queda por período e por índice na B3. Uma informação muito importante para saber quem está apresentando desempenho ruim na ótica dos investidores.

  • Top Volume: mostra as ações que possuem os maiores valores de negociação na Bolsa (esse valor aparece no gráfico do ativo quando selecionamos essa lista). São, em geral, as maiores empresas de cada setor e que também estão chamando a atenção para serem mais negociadas.

  • Delta Volume: revela todos os ativos que possuem os maiores valores de negociação acima da sua própria média dos últimos 20 pregões (esse é o único indicador que não é possível trocar o período, ele sempre fará a mesma conta diária de variação). Dessa forma, dá uma boa ideia de ativos que estão ganhando destaque de repente e que podem apresentar boas opções de entrada e saída
Navegação entre as listas

Você pode ir rapidamente de uma lista pessoal para outra arrastando sua tela inicial para a esquerda e pode acessar as listas de Indicadores de Mercado arrastando a tela para a direita. Fácil, não? Então vamos continuar com o manual!

Como personalizar o Gráfico de Ações

Ao entrar no gráfico de uma ação você pode personalizar a sua visualização de muitas maneiras pelo menu superior:

  • Ao tocar no botão “1D” você pode trocar o período de cada candle de negociação para ver períodos maiores ou menores.
  • Pelo botão “candle” é possível alterar o tipo de gráfico que você visualiza suas ações: para linha, barra, área ou fast quote (que te mostra um resumo com mais informações do ativo).
  • Tocando no botão de Chave Inglesa você pode adicionar uma nota ou um lembrete para cada ação. Além do mais, você também pode ainda alterar a moeda para ver seus ativos em dólar, libra ou euro, assim como o real.
Navegação do Gráfico

O gráfico das ações permite ainda que você navegue para ver o preço de datas específicas, bata arrastá-lo para a direita ou esquerda. Com o movimento de pinça você pode fazer zoom-in e zoom-out no gráfico. Dê um toque na tela para ativar o modo legenda, no qual você pode ver detalhes dos preços em cada data (mais um toque desativa a legenda e volta para navegação). Dois toques fazem um zoom out grande e já ativa o modo legenda também!

DOM – Depth of Market

Ao arrastar a tela para a esquerda do início do gráfico você abrirá o DOM (Depth of Market) ou a profundidade de mercado. Lá você consegue ver o livro de ofertas com as compras e vendas daquele ativo em tempo real! Abaixo você verá um Candle do preço diário do valor do papel e, em seguida, os últimos trades realizados e há quanto tempo eles ocorreram.

Depth of Market
Tela do Depth of Market no TradeMap
Volume e Eventos Corporativos

Na janela abaixo do preço do gráfico, você encontra os valores de volume financeiro do ativo (quanto dinheiro as compras e vendas daquele papel estão movimentando) e as marcações de eventos corporativos em cima do valor de cada dia, que podem ser:

Barra de volumes no TradeMap
Barra de volumes no TradeMap
  • Fatos Relevantes: notícias oficiais que a empresa divulga para o mercado em geral ao mesmo tempo, como mudança na estrutura de capital, alteração no corpo diretivo ou avisos de outros eventos.

 

  • Dividendos ou Juros sobre Capital Próprio: distribuição do lucro da empresa para seus acionistas (o valor distribuído já é ajustado no histórico do TradeMap).

 

  • Agrupamentos, desdobramentos ou bonificações: são mudanças na quantidade de ações que a empresa realiza sem alterar o valor total investido na companhia. Exemplo: um desdobramento do número de ações de 1 para 2, significa que um investidor que tinha 100 ações passa a ter 200 e o preço de cada ação é dividido pela metade (o valor dessa divisão já é aplicado para todo o histórico do papel).
Análises do Gráfico

O menu inferior do gráfico possibilita muitas outras análises e acompanhamentos do mercado de ações:

  • Alertas: o botão de “Sino” permite configurar um alerta do preço da companhia via notificação.
  • Ordens Simuladas: o botão de “Raio” possibilita a criação de uma ordem simulada na companhia em questão, que pode ser configurada por número de ações e preço na parte de cima da tela. Ordens feitas abaixo do preço se tornam Ordens de Compra e ordens posicionadas acima do preço viram Ordens de Venda (lembrando que não é possível simular ainda posições vendidas a descoberto). As ordens executadas vão direto para a conta simulação na carteira.
  • Comparador de Ativos: o ícone de “Balança” permite a comparação do valor do ativo com outro a sua escolha. Lá é possível personalizar o período de comparação, se é uma razão de um ativo pelo outro, ou mesmo ver a comparação de dados de balanço da companhia.
  • Análise Técnica: tocar no botão “F+” concede a você abrir toda nossa lista de análises técnicas nos gráficos do ativo, como médias móveis, bandas de bollinger, MACD e outros.
  • Análise Fundamentalista: O último botão “Rx” mostra o raio-x financeiro da empresa, com dados de balanço, da rentabilidade, do corpo diretivo, além de permitir análises de lucratividade, liquidez e solvência da companhia que você pensa em investir.

Muito legal essas funcionalidades de renda variável no TradeMap, certo? Agora basta você testá-las e conseguir aproveitar o máximo de informações gratuitas para investir seu futuro.

*As opiniões, informações e eventuais recomendações que constem dos artigos publicados pela Agência TradeMap são de inteira responsabilidade de cada um dos articulistas. Os textos não refletem necessariamente as posições do TradeMap ou de seus controladores.

Compartilhe:

Tags:

Compartilhe:

Assine a nossa Newsletter!