Falamos aqui, no artigo anterior, sobre o nosso ebook direcionado a deixar a sua vida mais fácil na hora de declarar o Imposto de Renda. Agora, achamos importante tratar do que está disponível na nossa plataforma TradeMap para você fazer a sua declaração mais rapidamente e de maneira segura.
Copiar e colar
Dados sobre os seus investimentos ao longo de todo o ano passado são encontrados no nosso produto do IR. Simples e ágil, é só copiar e colar no programa da Receita Federal. Você não precisa pegar CNPJ e nome das fontes pagadoras de dividendos, por exemplo, ou dos administradores de fundos pelos quais investe. A ferramenta já disponibiliza essas informações.
E isso é o principal? Não. Consta também do sistema o preço médio de todos os ativos-alvo de seus investimentos durante o ano. Na mesma tela, você encontra ainda o total pago em dividendos por ações ou fundos imobiliários. Não é necessário fazer a conta!
Cada uma das etapas da declaração do IR exigidas pela Receita Federal está disponibilizada na plataforma, com os seus respectivos dados. Por exemplo, os rendimentos isentos e não tributáveis, os sujeitos à tributação exclusiva e a seção de bens e a de direitos e dívidas e ônus. Lembrou da renda variável e dos fundos? Está tudo lá, esmiuçado, para você pegar os dados e inserir no programa do IR.
Você, assinante dos planos Prime ou Pro do TradeMap, encontra também os resultados líquidos que teve com vendas de ações no período, bonificações e negociações com criptomoedas. E esse conteúdo é visualizado numa única tela, o que evita a necessidade de abrir diferentes abas na plataforma do TradeMap ao mesmo tempo para buscar as informações.
E mais. A ferramenta é útil para você ao longo de todo o ano, pois vale lembrar que mensalmente o investidor de renda variável precisa apurar e pagar o IR devido caso faça uma venda com lucro acima do limite de isenção. A plataforma faz esse cálculo para você, sem erro nem esquecimento.

Como acessar a ferramenta de IR?
Você pode sincronizar todos os dados relativos aos seus investimentos a partir da sua corretora ou por meio do CEI (Canal Eletrônico do Investidor), o Portal do Investidor, da B3. Assim, toda informação relativa a qualquer uma das operações estará disponível na plataforma TradeMap.
E ainda no mês de abril, outra novidade estará no ar. Se você não quiser conectar o CEI ou tiver dados anteriores aos disponibilizados pela B3 no Portal, será possível inclui-los manualmente.
Com todas as informações que constam da plataforma, é provável que você diminua em mais de 50% o tempo que gasta para fazer a sua declaração, destaca Luciana Ferreira, Product Owner do TradeMap, responsável pela implementação do produto do IR. Segundo ela, o mais importante, porém, é a eliminação do risco de erro em cálculos e a redução da chance de esquecimento de algum dado.
Declaração entregue e sem necessidade de retificá-la. Que assim seja.