Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Fomc e Copom, B3 de volta ao horário normal e o que mais você precisa saber para investir bem na semana

Investidores ainda acompanham negociações entre Rússia e Ucrânia e balanço da Magalu

Foto: Shutterstock

A semana promete ser agitada para a Bolsa brasileira, que nesta segunda (14) volta a fechar às 17h e a ter after-market até 18h para se alinhar aos horários dos mercados americanos.

Leia mais

O grande evento da semana será a “super quarta”, quando o Fomc (comitê de política monetária do Federal Reserve, o banco central americano) e o Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) decidirão os juros dos Estados Unidos e do Brasil.

Por lá, a expectativa é que o Federal Reserve, em meio à maior inflação em décadas, dê início ao novo ciclo de alta da taxa básica, hoje próxima de zero. A maior parte dos analistas de mercado precifica um aumento de 0,25 ponto percentual, e o mercado estará de olho no comunicado e no discurso do presidente do Fed, Jerome Powell, que ajudará a calibrar as projeções daqui para a frente.

Já o nosso Banco Central já anunciou que reduzirá o ritmo de alta da Selic (taxa básica de juros), que nas últimas reuniões vinha sido elevada em 1,5 ponto percentual. A maior parte do mercado aposta em um aumento de 1 ponto percentual na taxa, para combater um IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) que em fevereiro foi de 1,01%, a maior alta para o mês desde 2015.

Chance de acordo entre Ucrânia e Rússia

Os investidores ainda acompanham o desenvolvimento da invasão da Ucrânia pela Rússia, que na manhã desta segunda bombardeia a capital ucraniana, Kiev. Apesar do avanço militar, as bolsas internacionais sobem nesta manhã com a perspectiva de uma nova rodada de negociações e eventual acordo entre os dois países.

Por volta das 8h, o Euro Stoxx 50 estava em alta de 1,99%. Os índices futuros americanos também operavam em alta: o Dow Jones subia 1,06%, o S&P 500 avançava 0,89% e o Nasdaq operava em alta de 0,60%.

Veja abaixo a agenda completa da semana:

Segunda-feira

Às 8h25, o Banco Central divulga o Boletim Focus, com projeções de analistas para inflação, juros, câmbio e PIB.

Às 23h, a China informa a produção industrial do país em fevereiro.

Balanços

A Gol (GOLL4) divulga seu balanço do quarto trimestre antes da abertura do mercado. Após o fechamento, é a vez de Magazine Luiza (MGLU3) e Ecorodovias (ECOR3). Eletrobras (ELET3; ELET6) também divulgará seu resultado (ainda sem definição de horário).

Terça-feira

Às 9h30, a BLS (Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos EUA) informa o PPI (índice de preços ao produtor) americano de fevereiro.

Balanços

Após o fechamento do mercado, divulgam seus balanços de quarto trimestre Iguatemi (IGTI11), CVC Brasil (CVCB3) e Yduqs (YDUQ3).

Quarta-feira

Às 8h, a FGV divulga o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) da segunda quadrissemana de março.

Às 9h, o IBGE informa a PMS (Pesquisa Mensal de Serviços) de janeiro.

Às 11h30, sai o número atualizado dos dados de estoques brutos de petróleo dos EUA.

Às 15h, o Fomc (comitê de política monetária do Federal Reserve, o banco central americano) informa a nova taxa de juros dos EUA.

Às 15h30, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, discursa.

Às 18h30, o Copom divulga a nova taxa de juros básica, a Selic.

Balanços

Após o fechamento do mercado, MRV (MRVE3) e Petz (PETZ3) divulgam seus balanços do quarto trimestre. Braskem (BRKM5) também divulga seus resultados (ainda sem horário definido).

Quinta-feira

Às 7h, sai o CPI (índice de preços ao consumidor) da zona do euro em fevereiro.

Às 9h, o Banco Central divulga o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica) de janeiro.

Às 9h, o BoE (Banco da Inglaterra) divulga a nota taxa de juros do Reino Unido.

Às 9h30, os EUA informam os pedidos de auxílio desemprego atualizados até 11 de março.

Às 10h15, o Fed divulga a produção industrial dos EUA em fevereiro.

Balanços

Grupo Soma (SOMA3), Cyrela (CYRE3), Eztec (EZTC3) e Lojas Renner (LREN3) divulgam seus balanços de quarto trimestre depois do fechamento do mercado. brMalls (BRML3), B3 (B3SA3), CPFL Energia (CPFE3) e Energisa (ENGI11) também informam seus resultados (ainda sem horário definido).

Sexta-feira

Às 8h, a FGV divulga a segunda prévia do IGP-M de março.

Às 9h, o IBGE informa a taxa de desemprego de janeiro.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.