Logo-Agência-TradeMap
Logo-Agência-TradeMap

Categorias:

Debêntures: Anbima lança índices com papéis mais negociados no mercado – entenda

Novo grupo de indicadores aborda quatro categorias diferentes

Foto: Shutterstock

A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) anunciou nesta terça-feira (17) o lançamento de uma família de índices para monitorar a evolução de preços das debêntures mais negociadas do mercado.

As debêntures são uma das formas mais conhecidas de renda fixa privada e representam dívidas emitidas por empresas.

Na prática, o investidor que compra uma debênture empresta dinheiro à uma companhia por um período predeterminado e é remunerado por isso com o pagamento de juros.

Uma empresa pode emitir diferentes tipos de debêntures, com prazos de vencimento mais longos ou mais curtos, e com diferentes tipos de remuneração.

A nova família de índices da Anbima, chamada IDA LIQ (Índice de Debêntures Anbima Liquidez), agrupa as debêntures mais negociadas para ajudar o mercado a comparar o desempenho destes papéis com outros similares.

Entre os títulos com maior peso nos índices estão os de empresas como Petrobras, Rumo, B2W, Engie, Light, CCR, Eneva e Eletrobras.

O principal índice da IDA LIQ é o índice IDA LIQ – Geral, que reflete o desempenho da totalidade da carteira. Mas a família se subdivide em:

  • IDA LIQ – DI, índice que mostra a evolução dos preços de papéis remunerados pela taxa DI;
  • IDA LIQ – IPCA, composto por títulos indexados ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo); e
  • IDA LIQ – IPCA Infraestrutura, que representa as debêntures indexadas ao IPCA e incentivadas.

Segundo Hilton Notini, gerente de preços e índices da Anbima, a nova família de indicadores ajuda a desenvolver o mercado ao incentivar o desenvolvimento de novos produtos – por exemplo, fundos de investimento que repliquem a carteira do IDA LIQ.

Os índices também facilitam o monitoramento do desempenho de fundos que já existem e que investem em crédito privado, acrescentou.

Compartilhe:

Mais sobre:

Leia também:

Mais lidas da semana

Uma newsletter quinzenal e gratuita que te atualiza em 5 minutos sobre as principais notícias do mercado financeiro.